terça-feira, janeiro 10, 2012

A imagem é tudo!

O Governo definiu como prioritário tornar a área digital um instrumento dinâmico de relação com os portugueses, eliminando todos os sítios dos vários ministérios e criando um único portal na Internet, controlado directamente no gabinete de Miguel Relvas...
Aliando a esse objectivo a estratégia transversal de redução de custos e simplificação de processos, o novo espaço mantém o velho endereço mas representa «um avanço claro em relação ao passado». De uma forma organizada e simples é possível saber noticias ou encontrar rapidamente a informação que cada um necessita na página de cada ministério.
O novo portal do Governo inclui várias inovações na relação digital com os cidadãos, destacando-se alguns mecanismos de personalização e de potenciação da interacção com os visitantes ("O Meu Movimento" ou "Para onde vão os meus impostos?"), e obedece «a quatro princípios estratégicos: proximidade, pedagogia, envolvimento e transparência».
Considerada a maior inovação do portal, é permitido aos visitantes criarem o “seu Movimento”, permitindo que o mais votado venha a ter uma audiência com o Primeiro-Ministro e que cada cidadão defender uma causa em que acredite, criando um movimento próprio e promovendo-o através do Facebook.
Noutra aposta forte, realizada em articulação com o ministério das Finanças e da Administração Pública,o Governo diz "Para onde vai o dinheiro dos seus impostos" através de um simulador que permite saber onde é gasto esse dinheiro, até ao último euro. Para isso basta introduzir três dados – estado civil, rendimento e número de filhos.
Este portal do Governo substitui vários sítios atualmente existentes, poupando assim milhares de euros, embora não seja claro o destino de toda a informação antes disponível. Nas páginas simples dos ministérios é possível encontrar rapidamente toda a informação necessária, e para tratar de qualquer assunto bastará um clique para se ser encaminhado, automaticamente, para a página onde se pode resolver, esteja ela onde estiver.
Noutro espaço, é possível personalizar a aparência do portal, dando prioridade aos temas que mais interessam a cada português. Com três cliques é possível personalizar todo o conteúdo do portal e fazendo login, via Facebook, poderá facilmente postar, enviar notícias do portal ou saber as que mais interessam aos seus amigos.
Uma ferramenta de futuro com enormes potencialidades, que coloca desafios aliciantes à forma de comunicar política nos tempos que correm!!!

segunda-feira, janeiro 09, 2012