segunda-feira, maio 31, 2010

Milene Nobre volta a triunfar em concurso nacional




A jovem candidata a cozinheira MILENE NOBRE, finalista da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, foi a vencedora da edição 2010 do Concurso Inter-Escolas, que reuniu as Escolas de Hotelaria e Turismo da rede escolar do Turismo de Portugal, I.P. e as suas congéneres da Madeira e Açores.

Realizado na escola do Estoril nos dias 27 e 28 de Maio de 2010, este concurso tem como objectivos principais estimular a criatividade dos jovens durante o seu percurso formativo, potenciar a sua realização e desenvover os seus valores de qualidade, autonomia e trabalho de equipa.

Para além das provas de cozinha, o concurso Inter-Escolas contemplou todas as áreas e componentes vocacionais, nomeadamente de serviço de restaurante, bar, pastelaria, vinhos, alojamento hoteleiro e turismo, que incluia a concepção de um itinerário turístico.

Todas estas provas foram acompanhadas por um júri técnico da área específica e por personalidades externas e os vencedores assegurarão a sua participação na
conferência anual da Associação de Escolas de Hotelaria e Turismo em Outubro de 2010 e na Euroskills Competitions Technical Outline ES2010 - 6060 Cook & Serve.


Natural de Perpignan e residente em Tavira,
Milene Nobre soma esta vitória à participação na final ibérica do concurso Jovens Talentos da Gastronomia'2009 e ao triunfo recente no concurso Jovem Cozinheiro'2010, promovido pela Nestlé Portugal. Neste evento, apresentou como entrada Bombom de camarão sobre cremoso de alho francês e ar do mesmo e como prato principal Lombo de bacalhau confitado com escamas de chouriço, coentrada de batata e couli de pimento.

Temos CHEF!

Tavira e os blogues (1065)

Vozes avisadas que chegam onde devem...

quinta-feira, maio 27, 2010

PEC anula de incentivos ao emprego

O Conselho de Ministros aprovou um Decreto-Lei que regula a eliminação de vários regimes temporários, no âmbito da concretização de medidas adicionais do Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013...

Este Decreto-Lei visa regular a eliminação de algumas medidas temporárias que tinham sido adoptadas a título transitório e extraordinário no auge da crise económica internacional, que afectou também a economia portuguesa.

A eliminação progressiva dessas medidas adequa-se à nova fase de evolução da economia portuguesa e inscreve-se no conjunto de medidas de redução da despesa pública, no âmbito do esforço europeu de reforço da confiança nas economias europeias, de defesa da zona euro e de aceleração dos processos de consolidação orçamental, que entre nós deu lugar a um pacote de medidas adicionais ao PEC.

Do que se trata, na maior parte dos casos, é de operar a reposição dos regimes gerais de apoio social e de apoio ao emprego, tal como estavam em vigor antes da crise económica, preservando, assim, um nível elevado de protecção social e de apoio às empresas e à economia.

Todos os diplomas aprovados podem ser consultados
aqui. Boas leituras!

Os blogues e Tavira (1061)

Alice pelos ares...

quarta-feira, maio 26, 2010

Tavira renova apoios ao Desporto

O Município de Tavira publicou hoje no Diário da República um projecto de Regulamento Municipal de Apoio à Actividade Desportiva, que estará para consulta pública até ao próximo dia 11 de Junho...

Até lá, podem ser apresentadas eventuais sugestões ou reclamações, sendo posteriormente submetido a aprovação final da Assembleia Municipal. Esperamos que, num futuro muito próximo, possam ser fixados e regulamentados os apoios à actividade das associações culturais, premiando-se o seu empenho continuado na valorização do concelho!

Os blogues e Tavira (1060)

Students Revolution (Part II)

terça-feira, maio 25, 2010

Leitura obrigatória...

Mais uma vez, Mário Soares consegue surpreender-nos pela clarividência das suas ideias, escrevendo sobre a Europa e sobre o estado actual da política portuguesa. Sem sombra de dúvidas, o artigo de opinião Europa: uma revolução tranquila é de leitura obrigatória.

Os blogues e Tavira (1059)

Santos da casa... até fazem milagres!

quinta-feira, maio 20, 2010

Pau & cenoura...

O Conselho de Ministros aprovou uma Proposta de Lei, a submeter à Assembleia da Republica, aprova medidas adicionais de reforço e aceleração da estratégia de consolidação orçamental prevista no PEC 2010-2013, de modo a atingir as novas metas de redução do défice e o controlo do crescimento da dívida pública...

Paralelamente, foi aprovada na generalidade outra Proposta de Lei que autoriza o Governo a simplificar o regime de acesso e de exercício de diversas actividades económicas no âmbito da iniciativa «Licenciamento Zero», que visa eliminar o licenciamento ou outras permissões administrativas referentes, essencialmente, ao regime de início de funcionamento de diversas actividades económicas. Procede-se, assim, à eliminação de licenças, autorizações, validações, autenticações, certificações, comunicações, registos e outros actos permissivos, substituindo-os por um reforço da fiscalização sobre essas actividades e um agravamento do regime sancionatório.

Todos os diplomas aprovados podem ser consultados
aqui. Boas leituras!

Os blogues e Tavira (1054)

Biodiversidade no Inferno...

sexta-feira, maio 14, 2010

quinta-feira, maio 13, 2010

De bem com Deus e com...

O Conselho de Ministros aprovou uma Resolução que designa o representante da República Portuguesa na comissão bilateral prevista na Concordata entre a República Portuguesa e a Santa Sé, assinada em 18 de Maio de 2004 na Cidade do Vaticano...

Para o efeito, é designado o Embaixador Joaquim Rafael Caimoto Duarte para integrar a comissão bilateral para o desenvolvimento da cooperação quanto a bens da Igreja que integrem o património cultural português, prevista na Concordata, assinada em 18 de Maio de 2004 na cidade do Vaticano, e aprovada pela Resolução da Assembleia da República n.º 74/2004, ratificada pelo Decreto do Presidente da República n.º 80/2004.

Em 2009, foram aprovados diversos diplomas legais que regulamentaram esta Concordata, permitindo o exercício da assistência religiosa nas Forças Armadas e nas forças de segurança da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como no Serviço Nacional de Saúde e nos Estabelecimentos Prisionais, dependentes do Ministério da Justiça. Além disso, garantiu-se ainda a produção de efeitos civis das decisões eclesiásticas relativas à nulidade do casamento canónico e à dispensa pontifícia do casamento rato e não consumado.

Todos os diplomas aprovados podem ser consultados
aqui. Boas leituras!

Os blogues e Tavira (1047)

O guia de Tavira... em inglês!

sábado, maio 08, 2010