quinta-feira, dezembro 31, 2009

Encontramo-nos em Santiago?!

Assinala-se hoje, dia 31 de Dezembro, a abertura simbólica do Ano Santo em Santiago de Compostela – Xacobeo’2010...

Este
Xacobeo que será marcado pelo Restabelecimento do Caminho d’ Este de Portugal, constituído por diversos percursos que nasciam em Tavira e ligavam troços de antigas estradas romanas ao Norte da Península Ibérica.

Neste âmbito, no dia 3 de Janeiro, pelas 10h15, os Caminhos de Santiago irão levar os peregrinos a percorrer a primeira etapa do percurso ligando Tavira a Baesuris (Castro Marim), numa distância de 24 kms, a qual terá início na Igreja de Santiago e conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e do Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.

Ao longo do percurso os participantes fazem-se acompanhar de um passaporte, no qual constam os carimbos das cidades pelas quais passam. Em Tavira, o passaporte poderá ser carimbado na Igreja de Santiago, na recepção dos Paços do Concelho ou na Pousada da Juventude.

Com inúmeros pontos de partida, o Caminho de Santiago foi formado pela passagem dos cristãos que saíam de todas as partes da Europa para rezar no túmulo do Apóstolo Tiago, encontrado na Galiza há cerca de mil anos atrás, sendo o único no mundo que não se formou por motivos comerciais.

O peregrino que cumpra o trajecto terá o direito a receber o certificado "Compostela", emitido pela agência do peregrino, certificando que a rota foi percorrida por razões religiosas. Este documento é atribuído também aos peregrinos que percorrem os últimos 100 kms a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 kms, no caso dos ciclistas. Bom caminho!

Os blogues e Tavira (914)

Estamos atentos, preocupados e ligados à terra, apesar de tratar-se de assuntos do mar...

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Governo solidário com vítimas dos temporais

O Conselho de Ministros desencadeou um programa de acções destinadas à minimização dos prejuízos provocados pelas condições climatéricas...

De acordo com o
comunicado oficial, esta Resolução vem desencadear um conjunto de acções destinadas à minimização dos prejuízos provocados pelas condições climatéricas excepcionais que atingiram os distritos de Leiria, Lisboa e Santarém no dia 23 de Dezembro de 2009.

Por outro lado, foi apreovado um Decreto-lei que visa a introdução no ordenamento jurídico português da possibilidade de constituição de sociedades especificamente vocacionadas para o microcrédito, tendo em vista potenciar o desenvolvimento de novos investimentos e a criação de emprego.

O microcrédito consiste num financiamento de valor reduzido concedido a pessoas com motivação e capacidade para desenvolver uma actividade económica, quer se encontrem num situação de desemprego quer sejam pequenos empresários. Este novo conceito de crédito proporcionou, em diversos países, com grande sucesso, o desenvolvimento de projectos de pequenas empresas e «auto-emprego», o que permitiu a quem teve acesso ao crédito a possibilidade de gerar rendimentos e, em muitos casos, melhorar a sua condição de vida.

Paralelamente, para lém de outras medidas, foi efectuada a aprovação final do diploma, já anteriormente aprovado na generalidade, que estabelece o regime do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública e revoga o Decreto-Lei n.º 326/99, de 18 de Agosto. Esperemos que veja a luz dos dias de forma expedita!

Os blogues e Tavira (913)

Estes moços batem em quem?! Cuidem-se e divirtam-se...

terça-feira, dezembro 29, 2009

Estamos vivos...

A coisa passou-se mesmo aqui à porta, com a estrada transformada em ribeira e a ribeira armada em barulhenta...


Estamos secos e, acima de tudo, vivos para assistir à próxima!

Medicina na Net

O recém-estreado curso de Medicina da Universidade do Algarve já está presente na grande rede e informa que as candidaturas para o ano lectivo 2010/2011 serão apresentadas aqui!

Os blogues e Tavira (912)

Uma vida revista ao detalhe...

domingo, dezembro 27, 2009

Os blogues e Tavira (910)

É só escolher aqui e aparecer por aqui, pois não há chuva ou frio que incomode...

sábado, dezembro 26, 2009

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Prendas de Natal - XII

Neste dia de festa e de convívio entre as famílias, uma palavra de apreço aos homens e mulheres que estão a velar pelo nosso conforto e segurança...


A festa também é deles, de todos quantos cumpriram a nobre missão de construir e País e de velar pela sua manutenção ao longo de quase mil anos!

Os blogues e Tavira (908)

Heróis de ocasião devido a acto de irresponsabilidade...

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Os blogues e Tavira (907)

A chuva tardou no Algarve, mas quando chega, faz-se anunciar com estrondo...

Prendas de Natal - XI

Aproveite a noite de consoada para livrar-se dos seus fantasmas, dar a mão aos familiares afastados e acolher alguém que passe esta quadra sozinho...


Dê o primeiro passo para resolver os conflitos estéreis, dê a sua palavra para desbloquear aquela questão interminável e indique a direcção da estrada certa!

quarta-feira, dezembro 23, 2009

RMMG fixada em 475 euros

O Conselho de Ministros apfixou hoje o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2010, fixando a mesma em 475 euros, aumentando 25 euros face ao valor de 2009...

Segundo o
comunicado oficial, nos últimos 5 anos a retribuição mínima mensal garantida (RMMG) aumentou 100 euros, o significa um acréscimo de 26,8%, em termos nominais, face à RMMG fixada para o ano de 2005. Mas, como sempre, há outros assuntos para ler!

Prendas de Natal - X

Há músicas que marcaram as nossas vidas, fizeram brotar sorrisos nos rostos e brilhar olhos de todas as cores...


Tenham umas Festas Felizes, usem o Facebook ou o Twitter para mandar as vossas mensagens natalícias e poupem uns cobres para um gesto solidário!

Os blogues e Tavira (906)

Ainda não tem o tal emprego?!

terça-feira, dezembro 22, 2009

Prendas de Natal - IX

Nesta época festiva, desejo a todos os Amig@s que passem o Natal no bem bom e que o próximo ano será muito melhor que este que agora fina-se...


E se quiser acender a tal velinha da esperança, tome as devidas precauções para não causar nenhum incidente com as boas intenções!

Os blogues e Tavira (904)

Aprendam com os campeões...

segunda-feira, dezembro 21, 2009

O poder das redes sociais (WW2)

Para quem tenha dúvidas sobre o real poder das redes sociais no Mundo de hoje, proponho-lhe o visionamento do clip abaixo...


NOTA - Procura-se quem tenha tempo para alimentar e cuidar das dezenas de cabrinhas, vaquinhas e outras criaturas que têm sido ofertadas aqui ao escriba!

Prendas de Natal - VIII

Arranca hoje oficialmente a estação da chuva e do frio, do vento e das noites longas, já chegámos ao Inverno e deixo-vos uma prenda para aquecer os corações...


Ainda está a tempo de procurar alguém que seja bom para si, que partilhe consigo os seus segredos e esteja ao seu lado naquelas ocasiões!

Os blogues e Tavira (905)

O repórter foi aos Açores?!

domingo, dezembro 20, 2009

Prendas de Natal - VII

Nesta caminhada para o Natal, faça com que em cada dia aconteça algo diferente, pense nos outros e nos contributos que pode dar para fazê-los mais felizes...


Haja o que houver, com prendinhas e sem tralha, faça com hoje seja um dia melhor que ontem e amanhã muito melhor do que ontem!

Os blogues e... Tavira (904)

Querem melhores festas do que estas?!

sábado, dezembro 19, 2009

Heróis dos quadradinhos e do Mundo!

Como estariam os Simpsons se tivessem envelhecido e prosperado?

Vinte anos depois da sua aparição pública na Fox TV, os Simpsons já têm data marcada para ficarem na gaveta ou na prateleira...

Prendas de Natal - VI

Apesar do desespero instalado nas terras algarvias, o São Pedro acabou por pregar-nos uma partida, daquelas agradáveis, fresquinhas e que são sempre bem-vindas...


As prendinhas são em português de Portugal, valorizam o nosso património cultural e ajudam a divular novas e velhas promessas da música nacional!

Os blogues e... Tavira (903)

Natal sobre rodinhas...

sexta-feira, dezembro 18, 2009

As cidades de amanhã... segundo a IBM!

A IBM antecipa cinco inovações que prevê que acontecem nos próximos cinco anos, transformando positivamente as cidades que hoje conhecemos...


Segundo a multinacional norte-americana, as cidades vão ter sistemas imunológicos, os edifícios funcionarão como organismos vivos, os carros e os autocarros funcionarão a electricidade (grande novidade!), sistemas inteligentes fornecerão água e farão uma gestão da energia e as cidades responderão de imediato a uma crise, mesmo antes de receber uma chamada telefónica...

Estima-se que 60 milhões de pessoas afluirão às cidades e áreas urbanas, consolidando uma tendência que levou a que 2008 fosse o primeiro ano em que observou-se que a maioria da população mundial vivia em cidades. Estejam preparados!

Prendas de Natal - V

Com maior ou menor tremideira, o Algarve vai aproximando-se inexoravelmente da Passagem de Ano com os hotéis vazios e sem pinga de chuva...


Como as tristezas não pagam dívidas, está na hora de dar uma prendinha aos amigos e animar-lhes o quotidiano para que não sejam tomados por um qualquer... toninho!

Os blogues e... Tavira (902)

Reflexões oportunas sobre desejar e querer...

quinta-feira, dezembro 17, 2009

E a regionalização, senhores?!

O Governo aprovou a Proposta de Lei, que visa remover as barreiras jurídicas à realização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, colocando fim a uma velha discriminação...

Constituindo mais um passo na consagração de uma sociedade mais tolerante e mais justa, segundo o
comunicado oficial, o diploma a submeter à Assembleia da República diz apenas respeito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e não à adopção de crianças, afastando, clara e explicitamente, a possibilidade das alterações no regime do acesso ao casamento se repercutirem em matéria de adopção.

Paralelamente, foram aprovados decretos-Lei que criam a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E e estabelecem medidas de protecção contra a introdução na Comunidade de organismos prejudiciais aos vegetais e produtos vegetais e contra a sua propagação no interior da Comunidade, transpondo para a ordem jurídica interna Directiva n.º 2009/118/CE, da Comissão, de 9 de Setembro de 2009, que altera os anexos II a V da Directiva n.º 2000/29/CE, do Conselho, de 8 de Maio, e procedendo à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 154/2005, de 6 de Setembro

Para remeter ao Parlamento, foi aprovada outra proposta de Lei que estabelece um novo prazo de entrada em vigor da Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho, que aprova o Regime Jurídico do Processo de Inventário.

Esperemos que a época festiva seja propícia à revisão de prioridades e motive a necessária acalmia institucional... a bem da Nação!

Prendas de Natal - IV

Nestes dias que antecipam o Natal, não há como reformular objectivos de vida e prepararmo-nos para viver com intensidade a festa do Advento...



Aceitem as prendinhas e os votos de Boas Festas, abram o vosso coração ao outro e mostrem que é possível um Mundo diferente, mais solidário e fraterno!

Os blogues e... Tavira (901)

Já visitou o presépio ou espera pela chegada do Pai Natal?!

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Prendas de Natal - III

Nestes dias que correm, há sempre quem pense em nós e não deixe que as más ideias dominem e estraguem o milagre de cada amanhecer...


Como diria uma rainha tornada santa pelo vontade do povo - São rosas, senhor, são rosas!

Os blogues e... Tavira (900)

No próximo fim de semana, Tavira volta a receber mais um campeonato internacional!

terça-feira, dezembro 15, 2009

Rei morto, rei posto...

Cruxificado publicamente numa tarde de insensatez, o ex-ministro da Economia e da Inovação ainda terá inspirado as novas medidas que concretizam a estratégia de internacionalização da economia?!

Prendas de Natal - II

Lá longe discute-se o futuro da Terra e de todos nós, o termómetro prega-nos partidas e o pluviómetro teima em permanecer vazio...


Aceitem estas prendinhas antecipadas, divulguem por quem gosta de boa música e não temam em demonstrar publicamente os vossos afectos!

Os blogues e... Tavira (899)

Dentro de dias, todos poderemos ser um com ele...

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Prendas de Natal - I

Alguns prestes a iniciar férias, outros atarefados de forma impensável e muitos sem quaisquer perspectivas de emprego no curto prazo...


Independentemente do tempo e das circunstâncias, aceitem em cada manhã estas prendas de Natal e usufruam do melhor dos nossos dias. Como diria o saudoso Raúl, facam-me o favor de ser felizes!

Os blogues e... Tavira (898)

Não é que as alternativas sejam muitas, mas... hoje até consta da Ordem do Dia!

domingo, dezembro 13, 2009

Paul Samuelson (1915-2009)

O economista Paul Samuelson que, em 1970 conquistou o Prémio Nobel da Economia, morreu aos 94 anos na sua residência nos Estados Unidos da América...

Em 1970, o trabalho do Prémio Nobel serviu de base para a economia moderna na medida em que Paul Anthony Samuelson aplicou uma teoria matemática rigorosa para explicar o equilíbrio entre os preços da oferta e os da procura. O economista estava no Massachusetts Institute of Technology (MIT) desde 1940 e foi ali que desenvolveu toda a sua carreira, conforme pode consultar-se no seu obituário no
New York Times.

O nome de Samuelson foi também popularizado graças ao seu livro 'Economia: Uma Análise Introdutória', que foi traduzido em 40 línguas e vendeu mais de quatro milhões de cópias desde a sua publicação original em 1948. Este é aliás um manual muito utilizado nas universidades portuguesas e cuja leitura repetida roubou-me inúmeras horas de sono ao longo dos anos. RIP.

De Tavira à Noruega...

O jovem chef tavirense João Pedro Viegas foi o grande vencedor da 5.ª Edição do Concurso Revolta do Bacalhau cuja final decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa...

João Viegas trabalha actualmente no restaurante
A Ver Tavira e, seguindo o Barlavento, conquistou o primeiro lugar com a receita intitulada “A Reviravolta do Trio Exótico, numa Revolta do Bacalhau da Noruega”, um prato composto por lombos de bacalhau, beterraba, espargos verdes, ananás, e especiarias exóticas, entre outras iguarias.

O restaurante A Ver Tavira tem assumido um papel determinado na dinamização da gastronomia algarvia e de lançamento de novos valores da cozinha regional, numa aliança permanente com a
Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Aliás, ainda recentemente, outra jovem estagiária no mesmo restaurante e aluna finalista da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Adrina Costa, foi distinguida noutro concurso promovido pela mesma empresa comercial. Estão todos de parabéns!

Faça parte da mudança...

Começa neste domingo a segunda semana da Conferência de Copenhaga e não parece existirem condições para que mantenham expectativas positivas sobre a capacidade decisória dos dirigentes mundiais...



Junte a sua à voz de tantos outros. Pelos seus filhos e pelos seus netos, deixe-lhe uma Terra melhor do que encontrou!

Os blogues e... Tavira (897)

Já pensou em dar uma prenda de Natal diferente?!

sábado, dezembro 12, 2009

Os blogues e... Tavira (896)

O Natal é quando um homem quiser e comemora-se como apetecer-nos...

Uma distinção merecida...

O bispo do Porto D. Manuel Clemente, 61 anos, venceu o Prémio Pessoa 2009, anunciou o júri desta iniciativa jornal Expresso...

O Prémio Pessoa 2009 é concedido anualmente ao português que durante esse período e na sequência de uma actividade anterior tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.

Conforme pode ler-se na
acta do júri, "a sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja. Ao mesmo tempo que leva a cabo a sua missão pastoral, D. Manuel Clemente desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo".

Escuteiro na juventude (sendo talvez por isso o "meu" Bispo depois da "partida" de D. Manuel Madureira Dias), detentor de vasta cultura e
inovador na acção evangélica, D. Manuel Clemente é bispo do Porto desde Fevereiro de 2007, sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Um Homem novo com grande futuro pela frente!

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Finalmente, O Algarve está online!

O semanário O ALGARVE completa esta semana um ano após o seu relançamento, lançou finalmente o seu portal e homenageia instituições e personalidades da região com troféus Infante de Sagres. Parabéns!

Os blogues e... Tavira (895)

Olha, olha, parece que também há MPT em Tavira...

Finalmente, organizados!

Para os mais curiosos, dá-se a conhecer o decreto-lei que aprova a Lei Orgânica do XVIII Governo Constitucional. Agora, já não há desculpas para dizerem que não sabem quem são os ministros ou os ajudantes!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Agricultura e florestas com mais apoios

O Conselho de Ministros criou uma nova linha de crédito com condições mais favoráveis para as empresas agrícolas e pecuárias no valor de 50 milhões de euros...

Segundo o
Comunicado Oficial foi, ainda, reforçado para 125 milhões de euros a linha já existente e destinada às empresas florestais e agro-industriais. No primeiro caso, a linha de crédito tem procedimentos mais simples, o prazo de reembolso foi alargado para seis anos e foi alargado o período de carência de capital para dois anos (o prazo de reembolso era de três anos e a carência de capital era de um ano). A nova linha agora aprovada destina-se a investimento, à liquidação de dívidas ou reestruturação de créditos...

Apesar das
turbulências parlamentares, foi igualmente aprovada uma Resolução que autoriza a realização da despesa com a aquisição de até 250 000 computadores portáteis ultra-leves, incluindo a correspondente instalação e serviços conexos, e determina a abertura de procedimento de concurso público com publicidade internacional, para assegurar o acesso universal dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico a meios informáticos. E-escolinha para Todos!

Os blogues e... Tavira (894)

Sábado (ou domingo), faça algo pelo (seu) ambiente...

quarta-feira, dezembro 09, 2009

O Algarve já tem agenda... do Mar!

Como prometido aos ausentes, disponibiliza-se aqui a Agenda Regional do Mar, hoje apresentada no Convento da Graça, em Tavira...

Nota posterior - Paralelamente, confirmando uma nova estratégia municipal vocacionada para a valorização das zonas ribeirinhas e das actividades marítimo-turísticas, o director delegado da Delegação do Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) anunciou o estado dos projectos em curso ao
Observatório do Algarve. Para ler e monitorizar os compromissos!

Os blogues e... Tavira (893)

Haja poetas para preserva a éterea porosidade dos dias...

terça-feira, dezembro 08, 2009

Os blogues e... Tavira (892)

Museus de Portimão e de Tavira recebem menções honrosas no Prémio Melhor Museu Português. E Tavira ainda vai no início do percurso...

segunda-feira, dezembro 07, 2009

COP15 - O mundo nas nossas mãos...


Arranca hoje em Copenhaga e ninguém está à espera de decisões substanciais para melhorar o ambiente na Terra e reduzir as emissões poluentes que afectam a camada de ozono, mas todos esperamos estar enganados...

Sem dinheiro para fazer uma
página oficial em português, apesar do protagonismo crescente de Lula da Silva ou António Guterres nas decisões na instituição, a Organização das Nações Unidas aposta na 10.ª Conferência do Clima para recuperar alguma influência internacional.

O
Brasil não deixa os seus créditos em mãos alheias e mostra-se determinado numa liderança dos países em vias de desenvolvimento, adoptando uma estratégia de comunicação imparável. Sobre a presença portuguesa, não há muitas notícias, mas espera-se pela presença de José Sócrates no Conselho Europeu para saber as novidades...

Abates para modernizar...

Foram hoje publicadas no Diário da República as portarias que aprovam os regulamentos dos regimes de apoio à imobilização definitiva de embarcações de pesca licenciadas para a Arte de Cerco e de Arrasto de Vara, previstas na Medida de Cessação Definitiva das Actividades de Pesca do eixo prioritário n.º 1 do Programa Operacional Pesca 2007-2013 (PROMAR). A bem da modernização e da produtividade da frota piscatória e da necessária protecção dos recursos!!!

Os blogues e... Tavira (891)

Vivendo e aprendendo!

domingo, dezembro 06, 2009

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Só falta a Hungria...

Para repetir o grupo da morte do glorioso Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, só falta mesmo a turma da Hungria, embora ninguém possa dizer que a Costa do Marfim é uma equipa de meninos...

Já pode consultar aqui a lista e os horários dos jogos da Fase de Grupos, com Portugal sempre a jogar a meio do dia e no litoral africano. Este sorteio podia ter decorrido de outra forma?! Podia, mas o Mundial da África do Sul não teria a mesma piada...

Façam aquilo que eu digo...

Depois de pespegar dois outdoors em cada esquina ou rotunda da cidade e arredores, que bem prega Frei Tomás...

Os blogues e... Tavira (888)

Conterraneidades difusas?!

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Troque de carro e siga Copenhaga!

O Conselho de Ministros aprovou, na generalidade, o regime jurídico da mobilidade eléctrica, que regula a organização, acesso e exercício das actividades relativas à mobilidade eléctrica...

De acordo com o comunicado oficial, são estabelecidas regras de criação de uma rede piloto de abastecimento de energia para veículos eléctricos, tendo em vista a introdução e massificação da utilização do veículo eléctrico a nível nacional. Como incentivo foi criado um subsídio de 5000 euros à aquisição, por particulares, de veículos automóveis eléctricos, o qual poderá atingir os 6500 euros no caso de haver simultaneamente abate de veículo automóvel de combustão interna. Portugal será um dos países de teste, em grande escala, dos veículos eléctricos, criando oportunidades para a nossa indústria e atraindo investimento estrangeiro.

Estas e outras novidades no tal sítio!

Vinte anos depois...

Completam-se hoje vinte anos sobre a grande cheia de Tavira, curiosamente num ano em que as chuvas tardam em chegar e as barragens estão à míngua...
Nos dias que correm, a Rua João Vaz Corte Real já não nos leva até Faro ou Lisboa, a Casa das Artes de Tavira resistiu a tudo e comemora dentro de meses as Bodas de Prata e a prometida Barragem do Alportel continua a ser uma miragem. Estaremos preparados para outra igual?!


Os blogues e... Tavira (887)

Conseguem imaginar fado... sem letras?!

terça-feira, dezembro 01, 2009

É hoje, finalmente!

Votos de esperança e de confiança, com o Tejo e a Torre de Belém como pano de fundo, marcaram hoje a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que unirá para sempre a capital portuguesa à construção europeia...


Basta ler o Público, o Diário de Notícias, o El País ou The Guardian, escutar a TSF ou a Renascença, rever as imagens da RTP ou da SIC ou percorrer os sítios internacionais de notícias para perceber que hoje uma razão de peso para escutar o HINO DA ALEGRIA!

Os blogues e... Tavira (885)

Venha descobrir... Rita Sobral.