segunda-feira, novembro 30, 2009

A música que marcou uma geração

Foi precisamente há trinta anos que foi publicado um álbum que marcaria definitivamente uma geração e levou mais além o significado da expressão revolução musical...


Editado a 30 de Novembro de 1979, 'The Wall' levou os Pink Floyd a encenar, através de canções, uma narrativa conceptual imaginada por Roger Waters. Conforme sublinha o Diário de Notícias, o disco é hoje reconhecido como um dos clássicos maiores da história da música pop.

Fruto dessa revolução ou de muitas outras que marcaram os anos oitente, o muro nem demorou dez anos a cair!

Os blogues e... Tavira (884)

Ainda há algumas em condições... de visitar!

domingo, novembro 29, 2009

sábado, novembro 28, 2009

A primeira maratona

A primeira sessão da Assembleia Municipal de Tavira durou quase seis horas, prolongando-se até perto das três horas da manhã...

Com lotação esgotada por parte do público e sem quaisquer ausências dos eleitos, foram tomadas
vinte e duas deliberações, na maioria referentes a representações do município e/ou das freguesias em órgãos consultivos ou representativos internos e externos.

A apresentação, discussão e votação dos últimos quatro pontos deixou todos conscientes da preocupante situação financeira do Município, justificando as taxas de Imposto Municipal Sobre Imóveis, Derrama e IRS, a contracção de um empréstimo para investimentos de imobilizado, aquisição de uma parcela de terreno sita em Santa Margarida e um contrato programa para o co-financiamento do equipamento adquirido pela EMPET, com os votos favoráveis dos representantes do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e Coligação Democrática Unitária na maioria das votações.

Pela minha parte, no final dos trabalhos apresentei uma
declaração justificando a suspensão do Mandato, a partir da próxima sessão, agradecendo desde já a Todos a confiança depositada.

Como devem saber, assumi recentemente funções como Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Tavira e tenho competências delegadas, sendo responsável por garantir uma articulação eficaz entre os dois órgãos políticos do Município e manter um bom relacionamento entre todas as forças partidárias neles representadas e o Executivo Municipal. Hoje e sempre, Todos por Tavira.

Os blogues e... Tavira (882)

Há promontórios sem memória, mas este...

sexta-feira, novembro 27, 2009

Os blogues e... Tavira (881)

Gentes, é só apanhar o barco nas Quatro Águas e...

Concedem-me um intervalo, sff?!

(Declaração política de carácter pessoal efectuada no final da primeira sessão da Assembleia Municipal de Tavira em 26/27 de Novembro de 2009)

No dia 11 de Outubro fui eleito membro deste órgão através de sufrágio popular directo e democrático e no dia 19 de Outubro fui empossado para o exercício deste mandato conferido pelas e pelos Tavirenses.

Posteriormente, fui convidado e assumi as funções profissionais de Chefe de Gabinete do Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, tendo aceite consequentemente um conjunto de competências delegadas de natureza claramente política.

Serão funções que procurarei desempenhar com dedicação e profissionalismo, colocando ao serviço do meu Concelho todo o conhecimento e experiência adquiridas ao longo de mais de vinte anos de carreira, iniciados precisamente na Câmara Municipal de Tavira.

Política e profissionalmente, coloquei sempre o desempenho das funções públicas acima de quaisquer interesses particulares ou de ocasião, procurando permanentemente credibilizar e dignificar, quer em termos pessoais, quer das instituições onde prestei serviço.

Foi assim neste local, foi assim no Governo Civil de Faro, nos diversos gabinetes governamentais, no Instituto de Segurança Social ou no Turismo de Portugal, entidades às quais ainda estou vinculado profissionalmente.

Foi assim no exercício de funções políticas, quer partidárias, quer no exercício do mandato popular para a Câmara Municipal de Tavira, honrando-me ter integrado a candidatura presidida pelo actual Presidente da Assembleia Municipal de Tavira, quer na Assembleia de Freguesia de Santiago, quer nos últimos oito anos no Conselho Municipal de Segurança, por eleição unânime deste órgão.

Também seria esse o percurso a tomar no exercício do mandato agora conferido pelos Tavirenses, se não tivesse surgido o convite para desempenhar as funções supra referidas.

Seria essa a minha obrigação de consciência pelos cinco anos em que trabalhei ao lado do primeiro Presidente deste órgão eleito democraticamente, o Dr. Eduardo dos Reis Viegas Mansinho, já na ponta final do seu longo mandato, e cuja memória gostaria de lembrar neste momento como exemplo de honradez, verticalidade e de dedicação às causas públicas, da República e da Democracia ao longo da sua vida.

Coexistindo diversas opiniões sobre a natureza dos cargos dos membros dos gabinetes municipais, não quero nesta fase do mandato contribuir para a criação de dúvidas ou de quaisquer constrangimentos ao bom funcionamento deste órgão deliberativo, pelo que decidi apresentar oportunamente o meu pedido de suspensão de funções, nos termos legalmente previstos.

Assim, quero apelar nesta hora a Todos ao pleno desempenho das competências atribuídas por Lei ao órgão deliberativo, mas acima de tudo apelar ao contributo dos seus membros e dos grupos municipais para a dinamização da Democracia Local, para a renovação qualitativa das atitudes e dos comportamentos políticos e para o reforço do exercício dos direitos e deveres de Cidadania de Todas e de Todos os Tavirenses.

Como cidadão atento e participativo, procurei contribuir ao longo dos últimos doze anos para trazer mais Tavira para este órgão, intervindo directa e indirectamente nas suas sessões. Espero que outros sigam esse pequeno exemplo e que não seja apenas por razões que os afectem directa e pessoalmente.

Hoje, mais do que nunca, os desafios que se colocam aos Autarcas são maiores e mais apetecíveis, competindo-lhes envolver cada vez mais as populações na procura de soluções de futuro sustentáveis e que respondam às necessidades dos nossos concidadãos.

Não quero roubar-vos mais tempo, mas por HOJE resta-me apenas manifestar a Todos a minha inteira disponibilidade para garantir uma articulação eficaz entre os dois órgãos políticos do Município de Tavira e manter um bom relacionamento entre todas as forças partidárias neles representadas e o Executivo Municipal. Hoje e sempre, Todos por Tavira.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Começar com o pé direito...

O Conselho de Ministro aprovou o novo regime dos programa de estágio profissional e abriu mais cinco mil vagas para jovens licenciados na Administração Pública...

Nos termos do comunicado oficial, este diploma alarga as possibilidades dos jovens que procuram o primeiro emprego e esperamos que todos os organismos da Administração possam empenhar-se neste esforço meritório. Ficaremos atentos!

Nota final - Nesta mesma reunião, o Governo nomeou os representantes nacionais no Comité das Regiões da União Europeia, acabando com quaisquer dúvidas que ainda podessem existir em algumas "mentes iluminadas" sobre o real vencedor das Autárquicas'2009 no Algarve. à consideração geral!

Os blogues e... Tavira (880)

Outras visões de Tavira...

quarta-feira, novembro 25, 2009

João Soares mantém-se na OSCE

Eleito pelo círculo do Algarve, o socialista deputado João Barroso Soares vai manter-se na representação portuguesa na Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), onde já exercia as funções de vice-presidente. Mais longe e mais perto...

Os blogues e... Tavira (879)

Alguém precisa de emprego?!

domingo, novembro 22, 2009

ISCSP rules...

Ao longo de quatro páginas, ainda indisponíveis online, a revista Visão levanta o véu na última edição sobre a profissão da moda...

Escolhidos seis dos muitos politólogos que surgem mais amiúde nos meios de comunicação social -
André Freire, José Adelino Maltez, Manuel Meirinho Martins, Paula do Espírito Santo, Paulo Gorjão e Pedro Magalhães (por ordem alfabética, para não ferir susceptibilidades), o autor do trabalho realça o predomínio do ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (a "minha" casa!), embora a maioria dos entrevistados sejam deste último...

Consumidor regular dos seus trabalhos e ex-aluno de alguns dos visados, não posso deixar de sublinhar o seu papel no amadurecimento e na evolução da democracia portuguesa e no enriquecimento do "produto" noticioso que vai chegado às nossas casas. Parabéns a todos, sem excepção!

Saudades (e)ternas...

Pouco tempo antes de apresentar o seu novo álbum a solo, a algarvia Viviane participa no projecto RUA DA SAUDADE que recria algumas das melhores canções de José Carlos Ary dos Santos...



No ano em que assinala os 25 anos da morte de um dos mais talentosos poetas portugueses, Mafalda Arnauth, Susana Félix, Viviane e Luanda Cozetti reúnem-se para homenageá-lo sob a produção de Rui Jr.

Numa selecção de onze temas do vasto legado de Ary dos Santos, Rua da Saudade apresenta nova roupagem de canções singulares como Estrela da Tarde, Retalhos, Cavalo a Solta, entre outras.

Um projecto único para ouvir-se da primeira à última música, com interpretações que tocam diferentes sonoridades do pop, ao fado, passando pelo jazz e até o ritmo da bossa nova. Recomenda-se!

Os blogues e... Tavira (876)

Se aterrarem em Tavira, portem-se bem!

quinta-feira, novembro 19, 2009

Governo aposta na internacionalização da economia

O Conselho de Ministro aprovou hoje um conjunto de medidas estratégicas para favorecer a internacionalização da economia portuguesa e dos recursos humanos do sector...

Numa reunião marcada pela decisão centralista de nomear dezoito Governadores Civis, o comunicado oficial sublinha a proposta de Orçamento de Estado Redistributivo (?!), a reprivatização da totalidade do capital social do BPN, a proibição da cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e operações no Multibanco e a criação de equipas de cuidados continuados integrados de saúde mental...

Como já havíamos antecipado aqui, confirma-se o regresso de Isilda Gomes ao Governo Civil de Faro, depois duma passagem relâmpago pela Assembleia da República. Não havia necessidade!

NOTA - Nada como assinalar a nomeação dos representantes do Poder Central com a publicação de artigo sobre o estado actual do dossier regionalização. Mais uma vez, estamos nas mãos de alguns senhores e, pasme-se, há quem proponha mais referendos...

Sporting regressa a Tavira

A equipa de andebol do Sporting obteve ontem o bilhete de regresso a Tavira, para defrontar o Vela na próxima eliminatória da Taça de Portugal...

Liderada pelo tavirense Ricardo Dias, a equipa leonina venceu a última edição do Torneio de Andebol Cidade de Tavira e o seu regresso ao Pavilhão Desportivo Municipal Dr. Eduardo Mansinho está marcado para a tarde do dia 1 de Dezembro. Depois do futsal do Benfica, os clubes da Segunda Circular regressam ao Algarve!

Os blogues e... Tavira (873)

Uma sugestão de fim de semana...

segunda-feira, novembro 16, 2009

Os blogues e... Tavira (870)

Vela arma-se em tomba-gigantes e segue em frente na Taça de Pottugal. Aguarda um grande, de preferência em Tavira...

domingo, novembro 15, 2009

Leitura obrigatória...

O semanário Barlavento disponibiliza online um dossier sobre o estado dos sítios do Algarve onde é possível efectuar observação de aves e projectos em curso para dinamizar o birdwatching na região, nomeadamente em Tavira. Verdadeiro serviço público!

Os blogues e... Tavira (869)

Mesmo que a água esteja fresca, a praia tem sempre outros atractivos...

sábado, novembro 14, 2009

Serão só rumores?!

Esta notícia apenas tem relevância porque permite o regresso ao Parlamento de uma das melhores representantes que o Algarve já mereceu!

Sonâmbulos despedem-se da Taça com dignidade

O jogo entre os Sonâmbulos da Luz de Tavira e o detentor do título nacional para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal foi de emoções fortes...
Quem assistiu teve o privilégio de ver a equipa algarvia dar muita luta e causar muito nervosismo nas hostes benfiquistas, que sonhavam com um passeio tranquilo na Luz de Tavira. Como está patente na reportagem do Observatório do Algarve, enganaram-se e tiveram que suar as camisolas!

Os blogues e... Tavira (868)

Patetices... de uns e outros!

sexta-feira, novembro 13, 2009

Cultura algarvia volta a ser... feminina!

O Governo nomeou novos dirigentes no Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) e na Direcção Regional de Cultura do Algarve...

O Ministério da Cultura procedeu ás nomeações de Gonçalo Couceiro para o cargo de director do Igespar (Despacho n.º 25.809/2009) e de Dália Paulo para o cargo de Director Regional de Cultura do Algarve em substituição do primeiro (Despacho n.º 25.930/2009).

Estas nomeações resultam da saída de Elísio Summavielle da direcção do Igespar para assumir as funções de Secretário de Estado da Cultura e do preenchimento da consequente vaga na direcção daquele organismo. Aos nomeados, os nossos votos de felicitações!


PS - Outra personalidade algarvia declinou recentemente o convite para assumir a direcção regional da Cultura do Alentejo. Prova que estamos bem servidos neste domínio e que há projectos atraentes no Algarve!

Os blogues e... Tavira (867)

Ainda vai a tempo...

quinta-feira, novembro 12, 2009

Acabaram-se as férias...

Na primeira reunião desta Legislatura com direito a comunicado oficial, o Conselho de Ministros lançou o INOV-Social e cria oportunidades para um milhar de jovens licenciados e outras tantas instituições de solidariedade social...

Esta e outras medidas de ataque à crise e ao desemprego, no
sítio do costume!

Os blogues e... Tavira (866)

Terramotos & tsunamis... à portuguesa!

terça-feira, novembro 10, 2009

domingo, novembro 08, 2009

sábado, novembro 07, 2009

ETAR vira Parque de natureza

A reconversão de duas lagoas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Tavira prestes a serem desactivadas é o principal objectivo do projecto Parque de Natureza de Tavira...

Uma intervenção que nasce da sociedade "dita" civil e colhe o apoio de diversas instituições públicas contada ao pormenor do Barlavento, com a intenção de promover a observação de aves ("Birdwatching"). Para seguir atentamente e combater a sazonalidade...

Um mundo novo na ponta dos dedos...

Alguém lembra-se da avó Inês Marques?! Há um mundo maravilhoso ao alcance dos seus dedos e não há limites de idade para alcançá-lo...

No render da guarda...

Ao fim de mais de quatro anos, o Sporting vai conhecer nos próximos dias o novo timoneiro de uma equipa de futebol que está aquém dos seus pergaminhos...
Passei ontem por aqui apenas para render a minha homenagem a Paulo Bento, por toda a dedicação e empenho que foi colocando neste período para ultrapassar as muitas limitações e rentabilizar os recursos humanos que a gestão disponibilizou. Obrigado, Paulo Bento!

Com mais algum tempo para percorrer a rede, ao ler o Diário de Notícias, deparei-me hoje com esta análise abrangente e lúcida dos problemas e das soluções do mais eclético dos clubes e de uma das melhores escolas de formação do futebol europeu. É um texto fabuloso do João Marcelino que recomendo a todos os sportinguistas e aos amantes do desporto em geral...

Como diria o Paulo Bento, esperemos que neste hora de transição reine a... tranquilidade!

Os blogues e... Tavira (861)

Capital do ciclismo de sala por três dias. Apareça, respire fundo e... deslumbre-se!

sexta-feira, novembro 06, 2009

Vamos ao trabalho, meus senhores!

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, manifestou hoje a esperança de que o Governo nunca tenha de escolher entre "a espada e a parede", desafiando a oposição a assumir uma postura responsável em nome "do interesse de Portugal"...

Democraticamente, os portugueses escolherem e reconfirmaram José Sócrates como Primeiro-Ministro. Temos Governo, temos programa, está na hora de regressarmos todos ao trabalho!

PS - Sobre as relações deste Governo com o Algarve e com os algarvios, o cumprimento do Programa Eleitoral relativamente à região e as tarefas dos nossos eleitos na Assembleia da República, falaremos nos próximos dias!

Os blogues e... Tavira (860)

Notícias e reflexões do caminhante...

segunda-feira, novembro 02, 2009

Vamos conhecer melhor a floresta?!

A candidatura apresentada pelo Município de Tavira ao Projecto Life- Informação e Comunicação EEFOREST - “Eficiência e Eficácia das Campanhas de Sensibilização nas Florestas da União Europeia”, foi aprovada...

Segundo o Barlavento, este projecto tem como objectivo primordial a preservação das florestas através da redução do número de incêndios florestais, tendo por base a eficiência das campanhas de sensibilização, ajustadas às realidades dos diferentes grupo-alvo.

No Observatório do Algarve, sublinha-se que este é um dos três projectos portugueses aprovados entre cerca de 200 candidaturas que vão ser financiadas pelo programa Life, num montante total que atinge os 200 milhões de euros. Não há tempo a perder...

Os blogues e... Tavira (856)

Programe já a sua Passagem de Ano... em Tavira!

domingo, novembro 01, 2009

É só escolher...

Já estão abertas as inscrições para a 1ª Maratona de BTT Cidade de Tavira, que ocorre no dia 15 de Novembro, com organização do Clube de Ciclismo de Tavira...

O evento tem partida e chegada marcadas junto ao Pavilhão Desportivo Municipal Dr. Eduardo Mansinho, com os primeiros e derradeiros quilómetros no centro da cidade, saudando-se o apoio da Caixa de Crédito Agrícola do Soatvento Algarvio. Prevê-se que na mesma data seja simbolicamente atribuída a camisola amarela a David Blanco pela vitória na última edição da Volta a Portugal...
A maratona vai contemplar três tipos de percurso: o percurso familiar/passeio, de 20 quilómetros, a meia maratona, de 50 quilómetros, e a maratona, de 70 quilómetros, prova que contará para a Taça do Algarve. As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Novembro. Mais informação aqui. Vamos?!

Os blogues e... Tavira (855)

No Trapézio entre o Risco e o Perigo...