domingo, agosto 31, 2008

Zapatero em discurso directo...


O Presidente do Governo de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anuncia em entrevista ao El Mundo a revisão da Constituição e demonstra um desapego do Poder pouco habitual nos políticos. Para ler... e apre(e)nder!

Os blogues e... Tavira (428)


Parece que não é só em Tavira que há confusões... e está visto que o melhor camping da Europa ainda deixa muito a desejar!

sábado, agosto 30, 2008

Prepare as moedas...


Até ao final do Verão, mais de uma dezena de ruas da cidade de Tavira vão passar a ter estacionamento tarifado de média duração...

Conforme já tinhamos referido
aqui e aqui, foi oportunamente aprovado o regulamento de estacionamento e aberto o concurso público para a respectiva concessão.

Na edição desta semana, o
Barlavento anuncia os resultados do concurso e prevê a entrada em funcionamento dos parquímetros a breve prazo, sem que sejam criadas quaisquer alternativas viáveis aos automobilistas... a curto prazo!

Os blogues e... Tavira (427)


Diz-se que a rapariga de Tavira tem um grande futuro pela frente...

sexta-feira, agosto 29, 2008

Trabalhos manuais...


Um dos novos valores da canção portuguesa transporta-nos para um lugar encantado...


Para além da música, aplausos para os trabalhos manuais elaborados com recursos às novas tecnologias de informação!

Serão estas as soluções?!


Com a publicação da Lei de Organização da Investigação Criminal e da Lei de Segurança Interna, parecem estar reunidas as condições para as políticas de segurança tomarem um novo rumo...

Também já está aprovada e aguarda publicação a nova regulamentação das polícias municipais e o Governo anunciou a intenção de propôr a alteração da lei das armas, mas alguns especialistas alegam que estas intervenções
podem não ser suficientes. Será que já se esqueceram quem foi o principal processo de revisão da legislação penal?!

Apesar dos
números não serem calamitosos, em termos absolutos, a atenção dos media e a situação sócio-económica do País exigiriam uma postura mais actuante e discreta das forças e serviços de segurança, um apoio inequívoco dos governantes do sector e as alterações legais que se justifiquem!

Voltaremos ao assunto...

Os blogues e... Tavira (426)


Também tu, meu filho...

quinta-feira, agosto 28, 2008

Será para todos?!


Depois de umas curtas férias, o Conselho de Ministros de 28 de Agosto aprovou a criação do «passe 4_18@escola.pt», um título de transporte que se destina a todos os estudantes entre os 4 e os 18 anos...

Segundo o
comunicado oficial, o «passe 4_18@escola.pt» será atribuído às crianças e jovens permitindo-lhes beneficiar de um desconto de 50% no uso regular do transporte público entre a residência e a escola, funcionando, assim, como complemento social alternativo ao transporte escolar já existente e apoiando as famílias numa das suas necessidades mais básicas - a mobilidade. A iniciativa é boa e a ideia já não é nova!

Na mesma reunião, foram dados passos relevantes para compensar os municípios afectados pela mudança do novo aeroporto de Lisboa da Ota para Alcochete, aprovado o Polis Litoral Norte e o calendário de subscrição faseada de dotações de capital estatutário do
Hospital de Faro, E. P. E., entre outros, estabelece a possibilidade do mesmo poder ser objecto dos ajustamentos que se mostrem necessários, em função da execução dos referidos planos de negócios e de investimentos, sem colocar em causa a sustentabilidade económico-financeira das unidades hospitalares abrangidas.

Querem mais? Vá lá, para além de umas nomeações, onde se destaca a recondução do Reitor da Universidade do Algarve no Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, da aprovação de acordos internacionais com a República Boliveriana da Venezuela, sublinhe-se que, mesmo que não o deixem jogar o Mantorras já pode conduzir nas estradas de Portugal!

Os blogues e... Tavira (425)


Ca c'est vrai, l'Algarve... É muito Fixe!

quarta-feira, agosto 27, 2008

Mariza encerra Allgarve Edition'08


A nova embaixadora da música portuguesa, depois de esgotar o pavilhão Atlântico, vai encerrar o ciclo de concertos ALLGARVE Edition...


Tal como em Lisboa, onde protagonizou o espectáculo de fado com maior audiência de sempre, na próxima sexta-feira Mariza vai estar acompanhada em Vale de Lobo (Almansil - Loulé) por um novo conjunto de convidados sendo que a diferença mais significativa é que nesta data já estará em condições de apresentar temas do seu trabalho mais recente...

Adeus, GAMAL!


Com a publicação do novo regime jurídico do associativismo municipal, é anunciado o "enterro" da Grande Área Metropolitana do Algarve, que muito prometia e pouco concretizou...

A
Lei 45/2008, de 27 de Agosto, que revoga as Leis n.os 10/2003 e 11/2003, de 13 de Maio, prevê a existência de dois tipos de associações de municípios, sendo caracterizadas pelas suas finalidades. Ou seja, podem ser de fins múltiplos ou fins específicos.

As associações de municípios de fins múltiplos, denominadas comunidades intermunicipais (CIM), são pessoas colectivas de direito público constituídas por municípios que correspondam a uma ou mais unidades territoriais definidas com base nas Nomenclaturas das Unidades Territoriais Estatísticas de nível iii (NUTS III) e adoptam o nome destas.

Os municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal integram a área metropolitana de Lisboa e os municípios do Grande Porto e de Entre-Douro e Vouga integram a área metropolitana do Porto, as quais são reguladas por
diploma próprio.

Por sua vez, as associações de municípios de fins específicos são pessoas colectivas de direito privado criadas para a realização em comum de interesses específicos dos municípios que as integram, na defesa de interesses colectivos de natureza sectorial, regional ou local.

No caso concreto do Algarve, parece-nos lógico que a actual entidade seja substituída por uma CIM, sendo as respectivas atribuições incluem a promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território abrangido; articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do
Quadro de Referência Estratégico Nacional - QREN; e o planeamento das actuações de entidades públicas, de carácter supramunicipal.

Cabe igualmente às CIM assegurar a articulação das actuações entre os municípios e os serviços da administração central, nos domínio das redes de abastecimento público, infra-estruturas de saneamento básico, tratamento de águas residuais e resíduos urbanos; rede de equipamentos de saúde; rede educativa e de formação profissional; ordenamento do território, conservação da natureza e recursos naturais; segurança e protecção civil; mobilidade e transportes; redes de equipamentos públicos; promoção do desenvolvimento económico, social e cultural; e rede de equipamentos culturais, desportivos e de lazer.

Cabe ainda às CIM exercer as atribuições transferidas pela administração central e o exercício em comum das competências delegadas pelos municípios que as integram e designar os representantes das autarquias locais em entidades públicas e entidades empresariais sempre que a representação tenha natureza intermunicipal.

Com a aprovação dos respectivos estatutos e decurso dos procedimentos de adesão dos municípios do Algarve, prevê-se que até ao final do ano surja a nova... AMAL!

Os blogues e... Tavira (424)


Esta menina resolveu contar-nos a sua experiência pessoal com as massagens estivais... e não nos parece que se tenha dado mal!

terça-feira, agosto 26, 2008

Mais hipóteses... de emprego público!


A Câmara Municipal de Tavira anunciou a abertura de concursos externos para seis técnicos superiores de 2.ª classe, para licenciados em engenharia civil, electrotécnica e alimentar...

Como não há duas sem três, mantenham-se atentos!

Os blogues e... Tavira (423)


Ainda há por aí uns moçes marafades...

segunda-feira, agosto 25, 2008

Doze vagas a concurso...


De uma assentada, a Câmara Municipal de Tavira lança cinco concursos externos para preencher doze vagas no respectivo quadro de pessoal...

Partindo do princípio que há igualdade de oportunidades para todos os potenciais concorrentes, arquitectos (
daqueles normais e paisagistas), auxiliares de serviços gerais, engenheiros técnicos, medidores-orçamentistas ou técnicos profissionais em desenho e projecto de construção civil leiam os avisos de concurso e apresentem os vossos requerimentos, caso estejam interessados. Atenção, o prazo termina no dia 8 de Setembro!

Para ouvir... encostadinho!


Você faz parte daquele grupo de melónomos que jurou nunca ver certos concertos ao vivo em lugares "mal" frequentados, musicalmente falando?!



Experimente passar logo mais pela FATACIL e perceba que há preconceitos que não fazem qualquer sentido...

Os blogues e... Tavira (422)


As férias da criançada, fora da redoma...

domingo, agosto 24, 2008

Começou em Portimão e acaba em... Tavira!


HOJE, pelas 23 horas, na Praça da República - Tavira, grande recepção à equipa do Clube de Ciclismo de Tavira e ao grande campeão da 70.ª Volta a Portugal em Bicicleta, David Blanco. Junte-se à festa ou acompanhe tudo aqui, a partir das 21 horas!

Obrigado, Eng.º Brito da Mana!


Muitas décadas de dedicação, determinação, empenhamento e esforço de um grande homem permitiram hoje a concretização de um sonho!


Depois da brilhante prestação colectiva na subida para o Alto da Senhora da Graça, o ciclista galego David Blanco (Palmeiras Resort/Clube de Ciclismo de Tavira) fez história, ao celebrar, em Felgueiras, a vitória na 70.ª Volta a Portugal em Bicicleta, após a última etapa, em contra-relógio.

Independentemente dos actuais dirigentes e ciclistas do Clube, importa dedicar esta vitória ao homem que sempre acreditou que não havia impossíveis e que chegaria o dia em que a mais antiga equipa do pelotão internacional conquistaria a CAMISOLA AMARELA na
Volta a Portugal em Bicicleta.

Desaparecido do nosso convívio há menos de um ano, o Eng.º Brito da Mana construíu um projecto vencedor e congregou em torno do "seu" Clube as pessoas e os apoios que agora permitiram o TRIUNFO!

Os blogues e... Tavira (421)


"Durante as minhas férias em visita á terra que me viu nascer..."

sábado, agosto 23, 2008

sexta-feira, agosto 22, 2008

Reininho a solo


A aldeia mais algarvia vai conhecer o novo projecto de Rui Reininho, que este ano se aventura numa carreira a solo...


Apresentada longe das dunas, a nova experiência do vocalista dos GNR chama-se “Companhia das Índias” e trata-se um espectáculo inédito num formato mais intimista e mais electrónico integrado no ciclo de concertos Allgarve Edition. As receitas de bilheteira revertem para várias IPSS's com acção social no Algarve!

Os blogues e... Tavira (419)


O Stockholm Lisboa Project vai estar novamente em Portugal para mais concertos e adivinhem por onde passa...

quinta-feira, agosto 21, 2008

Imaginem que isto pega...


O Supremo Tribunal Federal do Brasil proibiu a contratação de parentes de políticos em todas os poderes e níveis de Governo...

Segundo a Agência Lusa, citada
aqui pela RTP, a decisão do órgão equivalente ao nosso Tribunal Constitucional, que entrará em vigor em cerca de 10 dias, deverá provocar a demissão de milhares de parentes de políticos em todo o Brasil.

Imaginem que começam a ter ideias destas na Europa, vai ser uma festa!

Os blogues e... Tavira (418)


O rapaz da pastelaria e outras histórias de férias...

quarta-feira, agosto 20, 2008

Sagres... deluxe!


No extremo ocidental da costa algarvia, o misticismo da vila de Sagres tem sido aproveitado por tudo e por todos...


Depois de escola de navegadores e de marca de bebida alcóolica, agora virou título de canção de... Luís Represas... para ouvir no próximo sábado na FATACIL'2008!

Turismo do Algarve com estatutos


Já estão aprovados e publicados os Estatutos da Entidade Regional de Turismo do Algarve que adopta a denominação de Turismo do Algarve. Agora, que está tudo definido, venham as eleições!

Os blogues e... Tavira (417)


Medos e sustos...

terça-feira, agosto 19, 2008

segunda-feira, agosto 18, 2008

Outra estrela da Net...


Descoberta por milhões de internautas no My Space, Colbie Caillat apresenta-nos uma grande canção, daquelas que aquecem os corações mais gelados...

Os blogues e... Tavira (415)


Aumento de vandalismo de espanhóis embriagados preocupa autarquia. Casa roubada, trancas na porta!

domingo, agosto 17, 2008

Coisas de Domingo...


1. Na tomada de posse como Presidente do Paraguai, em Assunção, o ex-bispo católico Fernando Lugo garantiu protecção aos povos indígenas e prometeu apoio aos investidores estrangeiros no país...

Adepto da
Teologia da Libertação e ex-missionário no Brasil, Fernando Lugo pediu escusa ao Papa antes de encetar uma carreira política que o levou ao mais alto cargo da República. Vamos ver como se vai governar, agora que decretou "o fim da corrupção!"

2. O Público anuncia que a Igreja pode recuperar o "padre vermelho" que dasafiou Alberto João Jardim. O novo bispo do Funchal,
o algarvio António Carrilho, tem dado sinais de que a Igreja pode vir a reabilitar Martins Júnior, suspenso das suas funções por razões políticas há três décadas.

Com a aproximação do termo do "reinado" do Presidente do Governo Regional da Madeira, a Igreja dá sinais de querer recuperar uma saudável independência em relação aos poderes públicos. Na impossibilidade de ligar ao texto no sítio do Público, convidamo-lo a lê-lo nos comentários!

Os blogues e... Tavira (414)


Para marcar na agenda, porque 10 anos é... tanto tempo!

sábado, agosto 16, 2008

A Supertaça mais algarvia...



No Estádio do Algarve, o Sporting derrotou FC Porto e o algarvio João Moutinho elevou aos céus a 7ª Supertaça Cândido de Oliveira...

Vamos à 3.ª jornada?!


No dia em que se disputa o primeiro troféu da época, convidamos os nossos visitantes a participarem numa nova votação online, sobre a Liga Profissional de Futebol...

Mais uma vez sem qualquer equipa algarvia, apesar de termos
um dos melhores estádios do País, a Liga Sagres inicia-se no dia 22 de Agosto e até ao dia 31 vamos aguardar pelos vossos votos e avaliar as expectativas dos adeptos do futebol sobre a próxima época. Já agora, não vale serem facciosos!

E já sabem, estamos abertos à apresentação de outras sugestões sobre assuntos a sufragar pelos nossos visitantes. A sua contribuição é bem-vinda!

Os blogues e... Tavira (413)


Lá mais para o final do dia... há cinema!

sexta-feira, agosto 15, 2008

Na Ilha do Tesouro!


Não começou agora, nem no último ano, como muitos querem fazer acreditar, já abordámos a situação por diversas vezes e a solução definitiva parece cada mais longínqua...

Falo-vos da Ilha de Tavira, das questiúnculas e das pretensas medidas para resolver o problema. Alguns, que deveriam estar mais atentos, só agora descobriram que
os "botellón's" tinham sido banidos em 2006 das praias, das bombas de gasolina e de outros espaços ao ar livre da vizinha Andaluzia. Em 2007, alteraram os horários de funcionamento dos apoios de praia. Agora, a dois tempos, restringiram horários dos restaurantes e dos bares existentes na Ilha, como se assim acabassem os problemas...

Depois da condenação maioritária das medidas adoptadas, pelo que leio nos jornais, parece que
a emenda foi pior do que o soneto. O problema tem solução e não passa só pela mudança da Lei. Basta mudar de protagonistas!

Explico melhor, aquilo que hoje se verifica na Ilha de Tavira, é o resultado da demissão prolongada de muita gente, que apenas vê aquele espaço como uma fonte de rendimento e nunca se preocupu com o desenvolvimento sustentado daquela comunidade temporária.
Não é a primeira vez que exprimo esta opinião pessoal, mas parece que há quem teime em enfiar a cabeça na areia.

Por agora, não me alongo muito, mas chegará o dia em que apresentarei uma solução de futuro. Serena e eficaz, garanto-vos!

Liberdade para sonhar...


O single de estreia da portuguesa Ana Free, a estudar Economia no Reino Unido, promete bastante...


Uma carreira para seguir atentamente nas rádios e na Internet!

A menina faz-se... e a oposição ganha voz!


Por estes dias vamos ouvir as notícias e as reacções aos discursos da Festa do Pontal, uma espécie de reentré laranja que está aquém dos áureos tempos do senhor de Boliqueime...

Consumada a ausência da líder, a
criticada
Manuela Ferreira Leite (MFL), a estrela feminina do Calçadão foi a "quase eterna" Presidente da JSD-Tavira que, afastada da animação do Carnaval local, ganhou novo protagonismo nos eventos promovidos por Mendes Bota. Porém, conhecidas as divergências com Macário Correia, a jovem acabou por tornar público aquilo que pensa sobre os nossos representantes no Parlamento. Enfim, em alguma coisa estão de acordo!

Quanto aos discursos, se bem que
a festa não se enquadre no estilo de MFL, ficámos a saber que
Ângelo Correia contesta a estratégia social-democrata do silêncio, apelando à mobilização de todos os militantes para ganhar as próximas eleições, de modo a que o partido substitua o “modelo esgotado” do PS no Governo. Os enviados do Público, da TVI, da Lusa (trabalho publicado no Jornal de Notícias) e da TSF escutaram o mesmo discurso e esforçaram-se por ser unânimes no relato...

Ao
Correio da Manhã, Mendes Bota desmentiu a história da cassete e sublinhou as vantagens da regionalização, como se os algarvios não soubessem aquilo que passam por via da centralização lisboeta. Nos media algarvios, esse deveria ser o facto destacado, mas alguns ainda não fazem qualquer referência ao evento, outros colam-se à Lusa sem qualquer referência ou com a devida vénia...

Assim vamos, jantando e rindo, alegremente e rumo a... qualquer lado!


Os blogues e... Tavira (412)


A praia onde apetece voltar... sempre!

quinta-feira, agosto 14, 2008

Genéricos mais em conta...


Com José Sócrates tranquilamente de férias, o Conselho de Ministros aprovou um Decreto-Lei que prevê uma redução de 30% no preço do mercado total dos medicamentos genéricos...

Segundo o Governo, o impacto na diminuição dos preços é na ordem dos 34 milhões de euros, representando uma poupança para o SNS na ordem dos 22 milhões de euros e nos encargos dos utentes na ordem dos 11 milhões de euros.

De acordo com o comunicado oficial, foi revisto o regime de atribuição de apoios financeiros do Estado às artes, estabeleceu os regimes jurídicos aplicáveis à constituição, estrutura orgânica e funcionamento das centrais de compras (nos termos do Código dos Contratos Públicos) e ao mercado dos produtos cosméticos e de higiene corporal (transpondo para a ordem jurídica interna diversas directivas comunitárias).

Igualmente aprovou a Convenção relativa à Competência, à Lei Aplicável, ao Reconhecimento, à Execução e à Cooperação em Matéria de Responsabilidade Parental e Medidas de Protecção das Crianças, adoptada na Haia, a 19 de Outubro de 1996, e um acordo de cooperação no Domínio do Ambiente e do Ordenamento do Território com o Reino de Marrocos, assinado em Rabat, a 17 de Abril de 2007, entre outros acordos de âmbito internacional.

Sublinhe-se a aprovação do Acordo de Cooperação com Espanha relativo ao Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-Ibérico, assinado em 31 de Agosto de 2007, que visa contribuir para a conservação da espécie de felino mais ameaçada no Mundo, e tem como objecto a cooperação entre ambos os Estados para a plena integração da República Portuguesa no programa espanhol de reprodução em cativeiro do lince ibérico, assim como a coordenação das acções necessárias para a sua implementação no território de ambas os Estados com vista ao completo êxito do Programa, designadamente, estabelecer em território português um centro exclusivo de reprodução ex situ, que se integrará na rede de centros de reprodução em cativeiro do lince ibérico e para o qual serão cedidos, pela Espanha, exemplares de lince ibérico em número adequado ao seu funcionamento.

A gestão do
centro de reprodução na Herdade das Santinhas (Silves) será da responsabilidade do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, através do Instituto da Conservação da Natureza, podendo ainda ser estabelecidas parcerias com entidades públicas e privadas, em moldes a definir, mediante a realização de protocolos e contratos.

Este Acordo prevê, ainda, a constituição de uma Comissão Mista para a Conservação do Lince Ibérico (CMCLI) como órgão promotor e impulsionador do acordo, constituída por representantes das duas Partes. Levou tempo, mas já está!

PS - Felizmente, em Portugal,
a evolução económica não obrigou José Sócrates a interromper as férias!

Os blogues e... Tavira (411)


Vexilologia, heráldica e história(s)...

quarta-feira, agosto 13, 2008

Três de uma vez...


Amanhã, no Hotel Tivoli Almansor (Carvoeiro - Lagoa), vamos poder ver o encontro inédito de três das grandes personalidades da música portuguesa actual...


São elas Camané, David Fonseca e Mário Laginha, isto é, uma voz do fado, uma do pop rock e um dos mais conhecidos pianistas e compositores, estão a preparar um espectáculo no âmbito do Allgarve Edition que prevê vários momentos, ou seja, em que cada um deles irá actuar com a sua própria banda, momentos em que farão duetos e, claro, outros em que estarão os três juntos em palco.

O repertório está ainda a ser ultimado mas podemos garantir que as surpresas serão muitas, com a forte possibilidade de haver inéditos. A qualidade, essa, nem se questiona porque se cada artista vale por si só, juntos a experiência será a triplicar!

Os blogues e... Tavira (410)


Dizem que "a blasfémia é a melhor defesa contra o estado geral de bovinidade..."

terça-feira, agosto 12, 2008

Conhecer para legislar melhor!


O Governo vai inquirir 8500 pessoas no âmbito de um questionário nacional sobre segurança que deverá ficar concluído a tempo da elaboração do próximo programa eleitoral...

Segundo a Agência Lusa, mencionada
aqui pelo Público, o Inquérito Nacional à Vitimação será realizado através de um protocolo hoje assinado entre o Ministério da Administração Interna e o Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Não colocando em causa as
boas intenções do Ministério da Administração Interna, vou inteirar-me melhor sobre a experiência do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE nesta matéria, lamentando que não seja aproveitado o know how nestes domínios existente na Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente da equipa do Prof. José Lisboa, responsável do principal estudo efectuado nestes domínios realizado há cerca de... dez anos!

Já agora, queria perceber qual vai ser o papel do
OSCOT? E os municípios, também vão ser consultados? Sim, porque neste domínio também é necessário (...e urgente!) aplicar o princípio da subsidariedade!!!

A VOLTA passa aqui…


Até ao dia 24 de Agosto, vamos acompanhar as equipas algarvias e a GILÃO FM na 70.ª Volta a Portugal em Bicicleta...

Nesta quarta-feira, a
70ª Volta a Portugal vai começar, pelo terceiro ano consecutivo, em Portimão e terminará com a coroação do vencedor no alto do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras.

De 13 a 24 de Agosto, ao longo de 11 dias e 10 etapas, a Gilão FM acompanha as duas equipas do Algarve –
Palmeiras Resort Tavira e Clube de Ciclismo de Loulé / Loulé Concelho –, concretizando a sua 22ª cobertura consecutiva e integral do principal evento do calendário velocipédico.

Com o acompanhamento em directo de todas as peripécias da Volta’2008 assegurado pelos repórteres Luís Santos e Jorge Nunes, a Gilão FM vai transmitir duas emissões do Diário da Volta (8 e 21 horas), antecipar as expectativas das equipas e dos participantes algarvios e as dificuldades de cada etapa.

Esta operação especial envolve ainda três jornalistas (Ana Cristina Horta, Sónia Viegas e Sara Nascimento) e uma vasta equipa de produção (José Gregório Gonçalves, Sérgio Miguel e Mário Dias, entre outros), que vão assegurar a emissão entre as 10 às 18 horas de cada jornada.

Em cada dia, vamos acompanhar a transmissão do final das etapas, a qual pode ser acompanhada no Algarve, Baixo Alentejo e Andaluzia Ocidental em 94,8 e 98,4 FM, no respectivo
sítio electrónico ou nos vários blogues associados a programas e rubricas da Gilão FM. Pedalada a pedalada!

Os blogues e... Tavira (409)


Quer saber como ganhar prémios no Dia Mundial da Fotografia?!

segunda-feira, agosto 11, 2008

Os meninos da água...


Vinte e cinco anos após a sua fundação, os The Waterboys regressam a Portugal para um concerto que decerto irá reunir tribos de várias gerações...


Integrado no ciclo de concertos Algarve Editions, que já trouxeram até cá Diana Krall, Simply Red ou Vanessa da Mata. As receitas de bilheteira revertem para várias IPSS's com acção social no Algarve!

Os blogues e... Tavira (408)


A Universidade do Algarve vai acolher o Bioblitz Portugal 2008, um evento de olhos postos na natureza...

sábado, agosto 09, 2008

Pobreza implica mais solidariedade


A Segurança Social atribui o aumento de famílias com Rendimento Social de Inserção (RSI) à sua maior eficácia, mas instituições de solidariedade apontam um crescimento claro do número de pobres no Algarve...

Segundo a LUSA, referenciada pelo
Barlavento, "o distrito de Faro tinha no final do primeiro semestre do ano 20.344 famílias a receber RSI, mais 3.320 do que há um ano (17.024), o que faz da região aquela que registou a quinta maior subida a nível nacional em termos de beneficiários".

Por outro lado, segundo Adriano Pimpão, "em 2007 eram 20 as instituições de solidariedade que recorriam ao
Banco Alimentar do Algarve para poder ajudar os mais carenciados, um número que mais do que triplicou este ano, ultrapassando já as 70", sublinhando porém que o número de casos de "novos pobres" - pessoas da classe média que ficaram em situações de pobreza - é residual, preocupando-o essencialmente as gerações mais idosas.

Anteriormente, em 2004 e 2005, a Segurança Social do Algarve já apoiava quase uma centena de instituições e paróquias, no âmbito do
Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, pelo que estes números devem ser encarados com alguma relatividade!

Os blogues e... Tavira (406)


E os frequentadores da Praia do Homem Nu estão no seu pleno direito!

sexta-feira, agosto 08, 2008

Boa sorte!


Vanessa da Mata, a mais internacional das novas vozes do Brasil, vem hoje a Vilamoura (Loulé) apresentar o trabalho que inclui "Boa Sorte / Good Luck"...


Integrado no ciclo de concertos Algarve Editions, que já trouxeram até nós os Riders on the Storm (ex-The Doors), Lou Reed, Caetano Veloso, Diana Krall ou Simply Red. As receitas de bilheteira revertem para várias IPSS's com acção social no Algarve!

Seis "algarvios" em Pequim


Começam hoje, dia 8 de Agosto, pelas 8 horas e 8 minutos, os jogos da XXIX Olímpiada da era moderna, com sede em Pequim...

Integrando a
representação portuguesa, com 78 atletas, são seis os atletas algarvios que competir em Pequim, se quisermos utilizar um critério mais alargado. O velocista Francis Obikwelu (Sporting Clube de Portugal), a maratonista Ana Dias (Casa do Benfica de Faro) e os marchadores Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão), João Vieira e Sérgio Vieira (Clube de Natação de Rio Maior) representam as cores nacionais com expectativas diferentes...

Apesar de passar ao lado de certas eminências, não nos podemos esquecer que Francis Obikwelu renasceu para o desporto em Quarteira e
já manifestou o desejo de radicar-se no Algarve, criar uma escola de atletismo e tornar-se empresário desportivo...

Se a memória não me falha, a maior representação da região verificou-se nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, com presenças em diversas modalidades (atletismo, futebol, natação, vela, etc.), oportunamente homenageada no Governo Civil de Faro. Melhor,
a dupla formada por Hugo Rocha e Nuno Barreto presenteou-nos com uma medalha de bronze, na classe de 470...

Quando a XXIX Olímpiada terminar, iniciam-se os Jogos Paraolímpicos e
as possibilidades de ganhar uma medalha não são dispiciendas. O tavirense José Monteiro (Casa do Benfica de Faro) vai para Pequim com a esperança de melhorar resultados nesta terceira participação. Também nós ficamos a esperar pelos seus triunfos!

Os blogues e... Tavira (405)


claques que não deixam o seu clube ficar mal. Ainda se lembram do 8.º Exército?!

quinta-feira, agosto 07, 2008

MFL longe do Algarve!


Manuela Ferreira Leite recusou o convite do PSD/Algarve para discursar no encerramento da tradicional Festa do Pontal...

Sem eleições internas no horizonte, a nova líder do partido informou que prefere a Universidade de Verão do PSD, que irá decorrer em Setembro, para proferir os seus discursos políticos, por isso
não marcará presença na festa social-democrata em Quarteira...

Em cenário idêntico, Marques Mendes assumiu a mesma atitude em 2006 e, nas vésperas das directas de 2007, ali perdeu o primeiro embate com Luis Filipe Menezes. Para além do reeleito líder do PSD/Algarve, Mendes Bota (apoiante da Santana Lopes), a outra estrela da festa laranja será o ex-presidente do Congresso Ângelo Correia (apoiante de Pedro Passos Coelho). Não consta que qualquer apoiante de Manuela Ferreira Leite use da palavra no próximo dia 14. Os personagens são outros, mas a história repete-se!

Governo mexe nos transportes


Com Sócrates de férias algures por aí, o Conselho de Ministros adoptou nova legislação na gestão do porto de Lisboa, criou as administrações portuárias de Figueira da Foz e de Viana do Castelo e adoptou novas regras para o TGV...

Segundo o
comunicado oficial, aprovou um Decreto-Lei que altera as bases da concessão do direito de exploração, em regime de serviço público, do terminal de contentores nas instalações portuárias de Alcântara Sul, e mais dois que criam as administrações do Porto da Figueira da Foz e de Viana do Castelo.

Foi igualmente aprovado outro Decreto-Lei transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/32/CE, da Comissão, de 1 de Junho, que altera o anexo VI da Directiva n.º 96/48/CE do Conselho, relativa à interoperabilidade do sistema ferroviário transeuropeu de alta velocidade, e o anexo VI da Directiva n.º 2001/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à interoperabilidade do sistema ferroviário transeuropeu convencional...

Alterado também o Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana, visando permitir que possa ser suspensa ou adiada, por mais de uma vez, a frequência de curso de promoção de militar da GNR, quando e enquanto este exerça funções técnicas de relevante interesse público em organizações internacionais ou em estruturas e serviços da Administração Pública, tendo em vista não só acautelar o interesse público como, também, o do próprio militar.

Por outro lado, o Conselho de Ministros criou a Unidade de Missão para o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (UM-SIRESP), nomeou os respectivos responsáveis e transpôs para o direito interno a Directiva n.º 91/271/CEE, do Conselho, de 21 de Maio de 1991, relativamente ao tratamento de águas residuais urbanas.

Apesar das queixas de redução de lucros no sector, o Governo decidiu criar novas regras para o licenciamento e fiscalização de instalações de armazenamento de produtos do petróleo e postos de abastecimento de combustíveis e adoptar novo regime de fixação de taxas para o licenciamento de instalações radiológicas e de prestadores de serviços de protecção radiológica

Novidade ainda os acordos entre Portugal, Itália, Eslováquia, Chéquia, Polónia, Bulgária, Espanha, Luxemburgo, Letónia e Estónia, sobre a troca e protecção recíproca de informação classificada, que visam estabelecer mecanismos de cooperação bilateral mais estreita entre os Estados subscritores neste âmbito.

Pretende-se, deste modo, garantir a segurança de todas as informações que tenham sido classificadas pela autoridade competente de cada parte, ou por solicitação desta, e que tenham sido transmitidas para a outra parte através das autoridades ou organismos expressamente autorizados para esse efeito, quer para o cumprimento das atribuições da administração pública, quer no quadro de outros instrumentos contratuais envolvendo entidades públicas ou privadas de cada país.

Ficamos todos mais tranquilos!

Os blogues e... Tavira (404)


Como se não bastasse esta matéria, este senhor também já mete "ágoa" com a fruta. Qual será a próxima?!

terça-feira, agosto 05, 2008

É de aproveitar (2)...


Ultrapassando interesses particulares, vamos divulgar mais alguns concursos para vagas no Município de Tavira...

O Diário da República inclui os anúncios de abertura de concurso externo de acesso geral para técnicos superiores de 2.ª classe da carreira de
gestão, Relações Internacionais e História e/ou Património Cultural.

Chamo a atenção dos interessados para os prazos e condições de participação. É de aproveitar!

Os blogues e... Tavira (402)


Será uma questão de saúde pública ou xenofobia pura e simples?!

segunda-feira, agosto 04, 2008

Menino e moço... na voz!


Com 77 anos, o mítico compositor e cantor italiano Paolo Conte irá apresentar-se com a sua banda no Algarve num concerto há muito aguardado em Portugal...



Paolo Conte arquitectou a sua carreira na mescla entre a música italiana com o jazz, o cabaret, a música mediterrânica e várias outras influências, que poderá ser escutado na próxima quarta-feira, em Portimão.

Os concertos
Allgarve Edition verão assim o seu programa tremendamente enriquecido com a presença do trovador italiano, autor de temas brilhantes e famosos como “Lo Zio” e “Via Con Me”...

"...freguesia de São Brás, do município de Tavira..."


Há cerca de dois ou três anos, considerando a evolução socio-demográfica, um ministro da Administração Interna lançou a ideia de reestruturar a divisão dos municípios e das freguesias...

Na ocasião, foi um coro de protestos de Norte a Sul de Portugal, tempos depois o ministro partiu para enfrentar outros desafios, as equipas governamentais foram sendo reestruturadas e o assunto caíu no esquecimento. Agora, no calor do Verão e na floresta do
Diário da República, ficámos a saber que a freguesia de São Brás de Alportel já foi integrada no concelho... de Tavira e que, desapossado da sua única freguesia, o concelho de São Brás de Alportel já era!!!

Como estamos no Verão e São Brás de Alportel não tem praia, nem me parece uma ideia totalmente descabida, não acham?! Fora de brincadeiras, os dois diplomas hoje publicados referem-se à criação de duas Zonas de Intervenção Florestal, em concelhos e freguesias distintos (por enquanto!) e a serem geridas pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, com sede no concelho de... Loulé!

PS - Não é por nada, mas ainda me lembro que que o actual secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, que assina ambas as portarias em substituição do Ministro da Agricultura, fazia parte da equipa de António Costa. Não é engraçado?!

Os blogues e... Tavira (401)


Apetece-lhe uma massagem?! Daquelas que todos sabemos como começa e ninguém sabe como acaba...

domingo, agosto 03, 2008

Toneladas de solidariedade...


O Banco Alimentar contra a Fome recolheu no Algarve cerca de 38 toneladas de alimentos, das quais 15 de leite, o que representa um aumento de 60 por cento relativamente à campanha realizada em Maio...

Apelando à solidariedade dos residentes e do grande número de turistas que visita o Algarve nesta altura do ano, a campanha extraordinária foi lançada para apoiar as 70 instituições de solidariedade social que contam com o Banco Alimentar para dar resposta aos crescentes pedidos de ajuda por parte das famílias algarvias, segundo o
Público.

Em Tavira, a recolha efectuou-se apenas no Lidl e no Pingo Doce, tendo os escuteiros e dirigentes do Agrupamento 100 do
Corpo Nacional de Escutas assegurado a recolha dos alimentos neste último espaço comercial. Bem hajam!

Um exemplo... CHIC!


Passo a passo, as empresas algarvias vão diversificando as suas actividades, explorando novos mercados e divulgando a região além-fronteiras...

De acordo com o
Observatório do Algarve, o travo adocicado dado pela alcalinidade da Água de Monchique e a riqueza em sais minerais que ajuda a reforçar as defesas da saúde conquistaram a República da China, Macau, Singapura e Hong Kong, que absorvem 30 por cento da produção.

Encarada como um produto gourmet, com destaca o
Diário Digital, a água nascida na Serra de Monchique entrou há dois anos no mercado oriental, considerado mais esclarecido, exigente e informado do que o europeu, concorrendo mano a mano com a famosíssima Eau d'Evian.

Por outro lado, desde Abril, a marca apresentou
novos produtos destinados ao canal Horeca. O design do novo logótipo tem assinatura de Pedro Novo, designer português actualmente a viver em Londres trabalhando em regime de freelancer para agências de design. O projecto gráfico ficou a cargo da Upstairs - Design Studio e o design da garrafa Chic tem assinatura de Manuel Vital, do mesmo estúdio. Já a fotografia é da autoria de Frederico Martins. Um verdadeiro luxo...

Um bom exemplo,
a seguir por outros!

Os blogues e... Tavira (400)


A próxima época futebolística começa a mexer e os meninos do Ginásio de Tavira já sabem quem serão os adversários...

sábado, agosto 02, 2008

Está explicado!


Considerámos estranha tanta produtividade e ainda duvidamos da capacidade de análise em tempo útil das muitas propostas que vão surgir, mas já está tudo explicado...

O Público deste sábado informa-nos que em dois dias foram publicados no Diário da República cerca de trezentos concursos públicos, visando única e exclusivamente evitar as
novas regras do Código de Contratos Públicos (CCP), o qual vem introduzir alterações substanciais ao nível da contratação pública, com o objectivo de torná-la mais eficiente e transparente, encurtando o seu procedimento.

Para tal, o CCP agrega toda a legislação antes dispersa, revoga, substituindo, os diplomas e preceitos actualmente em vigor e incorpora as directivas comunitárias sobre contratação pública, entre as quais se encontra o novo procedimento do diálogo concorrencial, que se destina apenas à celebração de contratos complexos.

De acordo com o
Público, foi uma verdadeira chuva de concursos públicos. Trezentos nos dias 28 e 29 de Julho, uma média de 40 por dia no últimos dois meses. Em períodos normais, a média de concursos públicos anunciados por dia no Diário da República é de cerca de uma dezena. A câmara municipal de Tavira não constituíu excepção, contribuindo com sete, e mais um da Taviraverde, EM. Porque seria?!

Os blogues e... Tavira (399)


Um pouco pesado para a época, mas sempre apreciado além-fonteiras...

sexta-feira, agosto 01, 2008

...e trazem mesmo a Taça!


Na melhor participação de sempre nos Jogos da CPLP, as selecções nacionais de Andebol masculino e de Basquetebol feminino arrecadaram as medalhas de ouro... e ainda falta saber o resultado final do Futebol masculino!

A Selecção Nacional de Juniores C Masculinos venceu Angola, na final, por 24-16, conquistando assim o 1º lugar dos VI Jogos da CPLP, que terminam hoje no Rio de Janeiro.

A nossa selecção, orientada pela algarvia Helena Serafim e Dragoslav Punosevac, já ganhava ao intervalo pela diferença mínima, 10-9. Durante a segunda parte da final, a selecção angolana não foi capaz de inverter o resultado do marcador e Portugal conseguiu dilatar a vantagem sobre Angola, terminando com 24-16.

Com 5 vitórias em 5 jogos, os Juniores C de Portugal regressam a casa no dia 2 de Agosto. Será que vamos ter festa para receber
Nuno Gonçalves em Tavira?!

Estrelas à beira-mar...


Com mais de 30 anos de história e uma impressionante colecção de sucessos, os Simply Red chegam hoje à Herdade dos Salgados, lá para os lados de Albufeira...


Integrado no ciclo de concertos Algarve Editions, que já trouxeram até nós os Riders on the Storm (ex-The Doors), Lou Reed, Caetano Veloso ou Diana Krall. As receitas de bilheteira revertem para várias IPSS's com acção social no Algarve!

O rio e o oceano


Neste sábado, as cinzas do mestre Bartô juntam-se às águas do Gilão e o seu nome vai ficar perpetuado nas escadinhas que subiu e desceu ao longo dos últimos treze anos...

Desde a sua
partida, a árvore das recordações foi crescendo, reunindo contributos e memórias felizes de uma carreira longa e profíqua. Depois da despedida, será tempo de visitarmos a primeira exposição póstuma.

Uma mostra de
grande parte da obra de Bartolomeu dos Santos, ainda inédita, realizada em Tavira. Programada em Outubro de 2007 e comissariada por John Aiken, director da Slade School of Fine Arts de Londres. Acima de tudo, uma homenagem!

Os blogues e... Tavira (398)


A Marta regressou de Tavira cheia de novas ideias...

Vamos à 2.ª ronda?!


Aumentando as possibilidades de participação dos nossos visitantes, criámos oportunamente um espaço de sondagens sobre temáticas de interesse público...

Apesar da
Assembleia da República estar em actividade reduzida, convidamos os nossos visitantes a pronunciarem-se sobre os representantes do Algarve em São Bento. Já ouviu falar de algum deles ou das suas iniciativas? Até dia 15 de Agosto, diga de sua justiça!

E já sabem, estamos abertos à apresentação de outras sugestões sobre assuntos a sufragar pelos nossos visitantes. A sua contribuição é bem-vinda!